Tremor causou danos generalizados, derrubando edificações e um superprédio em construção, além de rachar estradas e provocar o desabamento de ponte
Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar e a vizinha Tailândia nesta sexta-feira (28). O tremor causou danos generalizados e, pelo menos, 20 pessoas morreram no território mianmarense, enquanto três óbitos foram registrados na outra nação asiática. Fenômeno derrubou prédios, ponte e rachou estradas.
O abalo principal aconteceu no noroeste da cidade de Sagaingue, a uma profundidade rasa, sendo seguido por um tremor secundário de magnitude 6,4, conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, da sigla em inglês). O terremoto foi sentido em toda a região, com China, Camboja, Bangladesh e Índia relatando tremores.
Na capital de Mianmar, Nepiedó, a entrada do departamento de emergência do principal hospital da cidade foi destruída. Um médico do centro disse à agência AFP que até agora, às 9h42, foram contabilizados 20 mortos e muitos feridos. “Nunca vi nada assim. Estamos tentando administrar a situação”, disse.
Devido à saturação na unidade de saúde, que conta com mais de mil leitos, muitos feridos foram tratados fora do local, no chão ou em macas improvisadas. Algumas vítimas gritavam de dor, outras estavam deitadas no chão, com soro nos braços, enquanto eram confortadas por suas famílias.
Veja o vídeo:https://youtube.com/shorts/ha6KoKyonSY?si=ACJOl0jqNZ3XJQrp
Após o fenômeno, a junta governante local fez um raro pedido de ajuda humanitária internacional e declarou estado de emergência em seis regiões: Sagaingue, Mandalai, Magway, nordeste do estado de Shan, Nepiedó e Bago. “Queremos que a comunidade internacional forneça ajuda humanitária o mais rápido possível”, disse o porta-voz da junta, Zaw Min Tun, ao veículo internacional.
O número de vítimas ainda não foi divulgado, mas o fato de o governo militar isolado estar solicitando auxílio — algo que raramente acontece após desastres naturais — sugere que a quantidade pode ser alta.