Você pode enganar pouca gente por muito tempo. Você pode enganar muita gente por pouco tempo. Mas você não pode, e não vai, enganar todo mundo o tempo todo.
Ciro Gomes está se preparando para voltar aos braços da direita com sua provável filiação ao União Brasil. Nos últimos anos, Ciro procurou se vender como um político de esquerda.
Na verdade, a história de Ciro deixa evidente que ele não é de direita, nem de esquerda e muito menos de centro. Ciro é um oportunista político.
Se não vejamos:
– Preferiu iniciar sua carreira política no PDS, partido herdeiro da Arena e da ditadura militar.
– Com a ascensão nacional do PMDB e com a chegada de Sarney à presidência, Ciro logo virou PMDB de carteirinha.
– Atrelado à época ao então todo-poderoso governador do Ceará, Tasso Jereissati, logo migrou para o PSDB, que estava em ascensão com a adesão de importantes governadores, o que resultou na eleição de Fernando Henrique à presidência.
– Findo o ciclo do PSDB e agora com os ventos soprando à esquerda, Ciro busca abrigo no PPS, virando um socialista de esquerda para se aproximar do presidente Lula.
– Fez enfáticas defesas da inocência do presidente Lula no processo da Lava Jato, sendo inclusive um crítico voraz do então juiz Sérgio Moro. Na época, apostava na inviabilidade de Lula como candidato e sonhava em ser ungido por ele como candidato a presidente.
Mas a sabedoria engoliu o sabido, e Lula escolheu Haddad, deixando Ciro frustrado e, a partir de então, tornando-se um detrator da figura política de Lula.
Foi ingrato com Tasso Jereissati, afinal o Tasso que o fez deputado estadual, prefeito de Fortaleza e governador do Ceará. Depois de tudo isso quando Tasso se candidatou ao Senado Federal pela segunda vez o “dono da verdade”, o falastrão, Ciro Gomes, apunhalou o Tasso pelas costas votando no senador Pimentel do PT para agradar o Lula, esquecendo o seu criador.
Agora, parece concluir o ciclo de 360 graus, indo buscar abrigo na recém-criada aliança entre União Brasil e PP, legítimos herdeiros da Arena.
Ciro é, sem dúvida, o maior oportunista político do Brasil.
Dr. Giovanni Sampaio
Médico, Ex-Deputado Estadual, Ex-Vice Prefeito de Juazeiro do Norte por duas vezes, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Atual Diretor Hospital Regional do Cariri
Fonte: Redes Sociais em https://www.facebook.com/100030614415552/posts/1488728382157628/?mibextid=wwXIfr&rdid=OfS7zvREExWV8ULH#